Edição Julho de 2007

      

                                   

 

Página Inicial 

Fale Conosco

Assinatura

Empresa

 

Dúvidas sobre
Pós-Graduação?


Se você tem alguma dúvida sobre pós- graduação,
pergunte à equipe Após. Clique aqui, ou ligue (11)3507-1241

 

 

 

SEM DESCULPAS 

MBA A QUALQUER HORA E EM QUALQUER LUGAR

 

São Paulo oferece pós graduação diferenciada para atender necessidades de públicos específicos

 

A cidade de São Paulo possui cerca de dez milhões de habitantes, é a maior cidade da América do Sul e a quarta maior cidade do mundo. A partir dos anos 1980, entrou em fase de desindustrialização da economia, o que aumentou o espaço para a prestação de serviços. Neste contexto, a cidade passou a oferecer praticamente qualquer tipo de serviço, a qualquer hora do dia ou da noite. Com toda esta gama de oferta, algumas universidades saíram à frente e criaram cursos de especialização e MBA em horário diferenciado, a distância ou de curta duração para os profissionais que precisam se especializar, mas, por causa da correria diária de quem precisa viver em uma metrópole, requerem um "tratamento" especial. Foi com foco neste público que o Centro Universitário Radial criou o curso de MBA em Gestão Empresarial, oferecido nas madrugadas. 


Segundo o coordenador geral de pós-graduação da Radial, Dirceu Matheus Junior, o curso foi criado porque, há tempos, a instituição observou que cada vez mais a população está estrangulada pelo trânsito e com mais atividades que extrapolam os horários comerciais. Isso, segundo ele, dificulta a realização de atividades noturnas que exigem horário pontual e carga horária obrigatória. "Boa parte dos executivos não dorme antes das duas da madrugada, horário que poderiam estar em sala de aula para essa atualização ou especialização", informa.


No caso do Centro Universitário Nove de Julho (Uninove), foram criados cursos de MBA e pós-graduação lato sensu com seis meses de duração ou a distância. Para o pró-reitor acadêmico da Uninove, José Augusto Peres, a velocidade com que a informação navega nos dias atuais, associada à demanda razoável de profissionais que buscam especialização, exigiu da instituição repensar seus programas de lato sensu e MBA. "Isso porque há muitos profissionais alocados no mercado de trabalho que já terminaram seus cursos superiores há alguns anos e necessitam manter-se atualizados", revela Peres. "Nossos cursos são formados por gerentes, executivos e outros profissionais de nível tático e estratégico, que buscam mais do que um espaço para aprofundamento de conhecimento, mas também a oportunidade de desenvolver capital de relacionamento benéfico em seu campo. Há ainda jovens profissionais que buscam na pós-graduação de seis meses uma formação rápida, pois pretendem melhorar sua colocação no mercado de trabalho", afirma o pró-reitor.


De acordo com José Augusto, ainda na busca de tornar o curso com a densidade que esse profissional necessita, a Uninove inseriu no currículo disciplinas de forma semipresencial e a distância, o que possibilita ao aluno conhecer o que há de mais novo nesse meio. 
No caso dos cursos a distância, a polêmica sempre fica por conta da ausência da aula presencial no ambiente virtual. Para não haver dúvidas quanto ao fato de que esta modalidade de ensino pode suprir a necessidade do aluno, a Uninove procurou desenvolver seus cursos sem a preocupação de romper com a metodologia tradicional do aluno presente em sala de aula. "Nestes casos, o aluno participa semanalmente de chats temáticos com seu professor tutor, realiza encontros mensais para desenvolvimento de projetos e orientações, além das avalia-ções. Há ainda fóruns, nos quais o aluno pode diariamente alocar dúvidas de questões, que são respondidas pelo docente e debatidas pelos demais membros da turma", ele garante. 


Tanto o Centro Universitário Radial como a Uninove mostram que estar atento às mudanças de paradigmas como horários mais flexíveis e a busca por qualificação em curtos períodos fazem com que tais cursos tenham uma boa demanda, com qualidade e, sobretudo, atendendo às necessidades dos alunos que os procuram. 

 

 

       

 

É PIQUE...É PIQUE

 

"Paulo Erreira: USANDO A PRÓPRIA RECEITA"

 

"SEM DESCULPAS: MBA A QUALQUER HORA E EM QUALQUER PREÇO"

 

"CONHEÇA E  ESCOLHA SUA PÓS-GRADUAÇÃO"

 

"ENDEREÇOS PARA VOCÊ FICAR LIGADO"

 

"COMO ANDA SUA EMPREGABILIDADE?" por Hilda Scarcella

 

"A NOVA PÓS-GRADUAÇÃO" por Jeferson D'Addario

 

"EMPREENDER É PRECISO" por Tom Coelho